segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Águia ou galinha?

Para refletir.... Como você se prepara para um concurso?

Águia ou Galinha? (William Douglas)

Mas falemos de Águias e Galinhas.Dois grandes teólogos escreveram livros com o tema a águia e a galinha, cada qual com lições distintas e muito interessantes: Frei Leonardo Boff (Ed. Vozes) e o pastor Jorge Linhares (Ed. Getsêmani). Vou me valer de textos do segundo (LINHARES, Jorge. Águia ou Galinha? 27ª Ed. Belo Horizonte: Editora Getsêmani, Ltda. 2005. pp. 38-52), e em seguida comparar suas lições com o concurso público, convidando o leitor a descobrir-se “águia” ou “galinha”...“Galinha é caça. Águia é caçadora.” Você olha a matéria, os livros, as provas como alguém que vai lhe destruir... ou como algo que você vai caçar e vencer? “Galinha tem olhos laterais. A águia, não. Seus olhos são frontais.” Animais que caçam (ao invés de serem caçados) olham para frente, para focar o que desejam.

Concursandos que ficam olhando demais para os lados, para os prazeres excessivos, para os problemas... não focam. Águias e galinhas nascem com os olhos “prontos”... mas você pode escolher para que lado vai olhar: para o objetivo ou para os problemas, para o que traz resultados ou para o que atrapalha os resultados pretendidos.“Galinha só enxerga de dia. Quando o sol se põe, vai para o galinheiro ou poleiro, condenada a virar canja de raposa, cachorro ou gambá. A águia enxerga tanto de dia quanto de noite.” E você, estuda de noite? Vira madrugadas? “Águia é vigorosa; galinha, frágil.“Para cuidar da vida atual, para se organizar e AINDA CONSEGUIR estudar, fazer cursos, simulados etc. é preciso vigor e disposição.

“Galinha é medrosa. Águia é destemida, corajosa.” Estamos voltando à questão de ser caça ou caçador,, mas também ao fato de que um bom concursando não deve temer a quantidade de matéria, nem a relação candidato-vaga, nem coisa alguma que esteja entre sua situação atual e a situação pretendida.

“Quando adoece, a galinha fica de asas caídas, jururu, dependente de socorro. Ninguém jamais viu uma águia doente. Quando debilitada, reúne todas as forças que tem para refugiar-se no alto. Não fica por aí à espera de piedade. Autocomiseração não combina bem com a águia.” E você, amigo, está esperando piedade alheia ou prefere reunir suas forçar para ir em busca do sonho?

“Galinha se alimenta de milho e restos. A águia, do alto, seleciona a presa, e desce como uma flecha sobre ela.” Aqui vale o cuidado com a qualidade dos cursos que faz e dos livros ou apostilas que lê. Não se “alimente” de coisa ruim, pois faz mal! Isto também vale para suas conversas e companhias, para os programas de TV que assiste e tudo o mais que influencie sua mente e sua preparação. O lazer é essencial, mas um bom lazer.

Se você se negar a ter uma visão e um comportamento limitados como os de uma galinha, pode ter certeza que terá o melhor desta terra. Mas ainda há mais: “O ninho de galinha é feito de pena e capim. Da águia também. Mas sob o capim e as penas, retiradas do próprio peito, a águia coloca uma camada de espinhos.”

Às vezes é preciso ter, ou ao menos se lembrar, dos “espinhos” para que não nos acomodemos e para que levantemos vôo. São os espinhos da vida, as necessidades, ascontas, que algumas vezes nos impulsionam para a vitória. Não é raro ver pessoas com tudo a favor não passarem... talvez por falta de espinhos no ninho, e pessoas com “espinhos” conseguirem passar nos concursos. Não sei se os espinhos são as contas, doença, separação ou o que for, mas espinhos não são limitadores para as águias.A galinha aceita ficar presa, a águia não. Algumas pessoas aceitam uma situação de “prisão”, limitadora, enquanto outras ousam melhorar de vida. A galinha faz seu ninho ao nível do chão, sem pensar alto, coisa que uma águia não imagina. Ela voa, pensa e aninhase no alto, que é para onde se dirige sempre.

Enquanto há várias espécies de galinha, temos na águia uma espécie rara.Concursandos organizados, estudiosos e que fazem o que é o certo, são raros... e são os que passam, mais cedo ou mais tarde.A diferença não é o que acontece com a águia ou com a galinha, mas como essas duas aves reagem ao que acontece com elas, como elas encaram sua existência e como lidam com ninhos, espinhos, alimentação, desafios etc. Por isso elas são tão diferentes.

O livro de Obadias, na Bíblia, diz “Se te remontares como a águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas...” (Capítulo 1, verso 4.).Este é o desafio: não importa como você foi até hoje, mas sim que se “remonte” como águia, que é o que você já é ou pode vir a ser. Para ser um concurseiro-águia, basta pensar e agir como um, pois “somos o que pensamos e fazemos”.Ponha seu “ninho” entre as estrelas: você merece.

9 comentários:

Anônimo disse...

Parabens Mariangela!!!

Ótimo texto para leitura e reflexão... ótimo bom gosto!

Estarei recomendando o seu texto para outros concurseiros!!

Anônimo disse...

Oi Marinagela,

Seu blog esta cada dia melhor!
Parabéns... adorei o texto.. muito bom para ser aplicado em todos os sentidos em nossas vidas!!!

Coloque sempre mesagens deste tipo ta!

Anônimo disse...

Mariiii... Parabéns pela texto "Águia ou galinha?"... Ficou muito interessante a forma com que você comparou a história e a vida de um concurseiro... Criativo o motivador! Beijos

Anônimo disse...

Parabéns Mari!!!

Ótimo texto!
Continue assim!
Seu blog esta OTIMO!!!

Anônimo disse...

Texto perfeito..

Otimas comparacoes ... e acabamos descobrindo que todos temos um pouco de "galinha" e um pouco de "aguia"...

Bom para aperfeiçoar muitas coisas.. talvez ser mais Aguia ou mais Galinha!!!

Bom para refletir!!!

Anônimo disse...

Águia ou Galinha

“Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.” João 8:36

Um camponês criou um filhotinho de águia junto com as suas galinhas.

Tratava-o da mesma forma que as galinhas, de modo que ele pensasse que também era uma galinha.

Dava-lhe a mesma comida jogada no chão, a mesma água num bebedouro rente ao solo, e fazendo-o ciscar para complementar sua alimentação, como se fosse uma galinha.

E o filhotinho cresceu, virou uma águia, mas se portava como se galinha fosse.

Certo dia passou por sua casa um naturalista, que vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês:

-Isto não é uma galinha, é uma águia!

O camponês retrucou:

-Agora ela não é mais uma águia, mas uma galinha!

O naturalista disse:

Não, uma águia será sempre uma águia. Vamos ver uma coisa… Levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos braços e disse: Voa, você é uma águia, assuma a sua natureza!

Mas a águia não voou, e o camponês disse:

-Eu não falei que ela agora era uma galinha?!

O naturalista disse:

-Amanhã faremos um novo teste. Veremos…
No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha.
O naturalista levantou a águia e disse:

-Águia veja este horizonte, veja o sol lá em cima, e os campos verdes lá em baixo. Veja! Todas estas nuvens podem ser suas. Desperte para sua natureza, e voe como a águia que és…

A águia começou a ver tudo aquilo, e foi ficando maravilhada com a beleza das coisas que nunca tinha visto, apesar de um pouco confusa no inicio, sem entender o porquê tinha ficado tanto tempo alienada.

Então ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou, devagar, suas asas e partiu num vôo lindo, até que desapareceu no horizonte azul.

Criam-se as pessoas como se galinhas fossem. Porém elas são águias. Portanto, todos podemos voar, se quisermos.

Voe cada vez mais alto, não se contente com os grãos que lhe jogam para ciscar.
Quando ciscamos só enxergamos o chão. Com a visão totalmente limitada, perdemos a capacidade de enxergamos (reconhecermos) nossos lindos (infinitos) horizontes.
Nós somos águias, não temos que agir como galinhas, como consideram normal que a gente seja.

Pois com uma mentalidade de galinha fica mais fácil controlar as pessoas, elas abaixam a cabeça para tudo, com medo. Medo porque não enxergam além do chão que as circunda.

Conduza sua vida de cabeça erguida, respeitando os outros, sim, mas sem medo de voar, de ser livre, nunca!

Anônimo disse...

Parabens Mari...

Q mensagem mais linda!!
Vou sempre entrar para ler, e recomendar ás minhas amigas...bjss

Anônimo disse...

Arrasou no texto heim...
Parabens pela escolha!!
Sucesso sempre

Anônimo disse...

Vc nao me conhece, mas ja escutei falar bastante de vc...Parabens pelo blog.

Vou recomendar para amigos!